20 de jan. de 2011

Árvores na calçada de casa! Saiba como escolher a árvore ideal…

Você acabou de se mudar, casa nova, tudo novo, e….cadê a árvore para decorar minha calçada??
Achei essa matéria interessante de um site muitoooo mais interessante que você acha mil coisas de informação lá. Leia e saiba o que deve ser observado antes de comprar qualquer árvore para colocar na calçada da sua casa! Cuidado, pois eu tenho uma raiva de gente que não se instrui antes, e vai lá comprar a mudinha de árvore, depois de uns anos, a calçada começa a rachar e quando se vê, as raízes já estão entortando os encanamentos da casa. Aí vem a serra elétrica terminar o serviço!
Não destrua a pobre árvore. Ser humano quer enfeitar, mas não procura se informar, e depois se arrepende e a bota culpa na árvore!!! Então leia com atenção e avise amigos ou parentes que queiram cortar a pobre árvore da frente da casa ou que planejam plantar uma.

Que árvores plantar nas calçadas?

Os principais aspectos a serem levados em conta estão listados a seguir: Essa é sem dúvida a questão mais importante do plantio de árvores em ambientes urbanos. A escolha deve ser baseada em alguns aspectos práticos, para que consigamos escolher uma árvore que realmente satisfaça as nossas necessidades e melhore o ambiente, sem que prejudique as calçadas e arrisque nossa residência.
  1. Tipo de raiz da planta – plantas de raízes superficiais e muito vigorosas são péssimas escolhas para o plantio em calçadas. As raízes das plantas podem arrebentar o concreto das calçadas, estourar tubulações, e até mesmo danificar a estrutura da casa. Evite ao máximo o plantio de espécies desse tipo, como o fícus ou o flamboyant.

  2. Resistência dos galhos da árvore – muitas vezes nos tentamos a plantar árvores de crescimento rápido, mas em geral, essas possuem galhos frágeis, que podem ser quebrados facilmente pelos ventos e chuvas, podendo ocasionar acidentes. Para evitar isso, não utilize espécies de crescimento muito rápido, como o flamboyant.
  3. Queda de folhas – se você não quer ter que varrer sua calçada muitas vezes, procure escolher espécies cujas folhas não caem em determinada época do ano. Dê preferência a árvores de folhas mais largas, que sejam de fácil retirada.
  4. Sombreamento – se você desejar um bom sombreamento da rua, utilize espécies com copa densa e ampla. Uma boa opção nesse sentido é o chapéu-de-sol.

  5. Obstrução de passagem – procure não utilizar espécies que possuam galhos muito baixos, ou que sejam arbustivas, pois elas normalmente não produzem sombreamento, além de atrapalharem a passagem de pedestres nas calçadas. Procure não utilizar espécies como a espirradeira, que além de inadequadas, são extremamente tóxicas.

  6. Clima da região – o clima da região é um fator importante. Algumas plantas de clima frio não se desenvolvem bem em climas quentes, e vice-versa. Procure se informar sobre a capacidade de adaptação da planta ao local de plantio.

  7. Tipo de frutos - muitas pessoas já tiveram a infelicidade de ter o vidro do carro quebrado por uma manga que caiu de um pé plantado na calçada. Além disso, há um perigo ainda maior de cair um fruto pesado e duro sobre alguém, podendo até mesmo levar a pessoa a óbito. Evite espécies como a sapucaia no plantio em calçadas.

  8. Toxidez- algumas plantas são muito tóxicas, além de atraentes para as crianças. Tome cuidado ao utilizar plantas que são tóxicas, já que seus efeitos podem ser desde queimaduras leves, até a cegueira ou mesmo à morte. Evite plantas como a espirradeira.
  9. Com base nesses fatores, fica muito mais fácil escolhermos qual planta colocarmos em nossas calçadas.


vi na EU AMO NATUREZA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nossa página.